Beatrz Oliveira – Jornalista
O curso visa desenvolver as competências dos profissionais nas áreas e contextos em que já atuam e prepará-los para novas esferas
Ao longo da história, a comunidade surda no Brasil vem empenhando esforços para assegurar o reconhecimento de seus direitos e o estabelecimento de uma sociedade mais igualitária. A Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) avança, há quase 40 anos, em Alagoas, na promoção de iniciativas que contribuem para a expansão desses direitos, e, mais uma vez, investe na capacitação profissional de tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais que atuam na instituição.
A formação visa oferecer uma capacitação profissional para os tradutores e intérpretes de Libras da AAPPE e do Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez (IRES), para desenvolver suas competências nas áreas e contextos em que já atuam e prepará-los para atuar em novas esferas, como: saúde, de conferências, artístico-cultural e tradução audiovisual.
Por meio de atividades práticas, o objetivo principal é o de desenvolver competências ao longo do curso que permitirão que os intérpretes atuem de forma ética, crítica e reflexiva, qualificando o exercício profissional da tradução e interpretação, contribuindo para a promoção da acessibilidade e inclusão de pessoas surdas na sociedade.
“Essa capacitação está sendo um divisor de águas no aprimoramento da minha atuação enquanto intérprete. Já passei por situações bastante desafiadoras onde pude colocar em prática aspectos aprendidos no curso. A AAPPE sempre primou pela qualidade dos serviços e atendimento de excelência e essa capacitação só vem a somar e agregar valor aos profissionais da casa”, destacou Aline Trindade, psicóloga bilíngue do setor de empregabilidade e inclusão da Aappe.
O treinamento faz parte da grade de investimento em valorização e capacitação da Aappe e é realizado com vista à capacitação de intérpretes de Libras para atuarem em contextos de interpretação comunitária, que envolve engajamento e envolvimento, nível linguístico, inserção no mercado de trabalho, cultura, arte, conferências, profissionalismo, estratégia e outros.