Isley Tenório
Qualificação busca capacitar profissionais para a oferta de atendimento inclusivo e de qualidade
Buscando contribuir para a melhoria do atendimento da pessoa surda e com deficiência no serviço de saúde de Maceió, a Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) promove Curso de Libras gratuito voltado para profissionais de saúde que atuam na rede de saúde local.
A iniciativa vai contemplar profissionais dos diferentes segmentos da saúde, que possuam registro ativo nos Conselhos das respectivas classes. Serão ofertadas 30 vagas, com aulas a serem ministradas de quarta a sexta-feira, em formato presencial, no Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez (IRES), que fica situado na Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros, 66, no bairro da Jatiúca, em Maceió-AL.
O curso terá duração de cinco meses, com uma carga horária total de 120 horas, sendo 60 horas para o nível Básico 1 e outras 60 horas para o nível Básico 2.
De acordo com a coordenação do Curso, o início é imediato e as inscrições devem ser efetuadas presencialmente, no IRES.
Aline Trindade, coordenadora do setor, chama atenção para a importância em ofertar atendimento inclusivo, pautado no respeito à Língua Brasileira de Sinais (Libras) e possibilitando a oferta de um atendimento igualitário e de qualidade.
“Sabemos o quanto a população surda enfrenta dificuldades nos espaços sociais. Em se tratando de saúde, a situação é ainda mais crítica, principalmente quando há risco de morte. Pensando em contribuir para uma sociedade mais inclusiva no âmbito da saúde e minimizar os prejuízos que uma comunicação falha pode gerar, a AAPPE pensou na oferta de qualificação para profissionais que atuam na área da saúde”, explica Aline Trindade.