Praia Acessível Dia 04/06

       A Praia de Pajuçara foi cenário de mais uma edição do Projeto Praia Acessível, desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) com entidades parceiras. Na manhã ensolarada deste sábado (4), quem aproveitou bastante foram os cerca de 40 participantes ligados à Pestalozzi Maceió, Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (Aappe) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).                  

          Acompanhado da filha Beatriz, o prefeito Rui Palmeira foi conferir as atividades. “Trata-se de um projeto que é, sobretudo, de cidadania”, enfatizou o prefeito durante a visita. Além de conferir a programação em andamento, ele conversou com pais, crianças e jovens assistidos e integrantes das instituições participantes.

          O prefeito também destacou o pioneirismo do projeto, que acaba de completar um ano. “Maceió foi uma das primeiras capitais do nordeste a adotar um projeto nesse formato inclusivo e que permite, por exemplo, a um cadeirante tomar um banho de mar. Além disso, são várias atividades lúdicas e esportivas para pessoas com algum tipo de deficiência”, disse Rui.

         

        O dia começou com alongamento, e os participantes se prepararam para a sequência de atividades na areia e na quadra como jogos e brincadeiras a exemplo do treinamento funcional, slackline. A animação ficou a cargo da banda de percussão da Pestalozzi, a Afrolozzi. A programação encerrou com todos reunidos para o momento da dança.

         Fábio Souto, coordenador do Praia Acessível afirmou que “o projeto vem melhorando a cada edição, com participação enfetiva do público. Temos ideias para inovar e melhorar ainda mais esta iniciativa.É gratificante e indescritível para todos da Semel, da Faculdade Estácio (FAL) que nos apoia e para outros parceiros ver a alegria dos participantes. Nosso objetivo é continuar levando lazer e inclusão”, disse o coordenador.

         O projeto foi criado em abril de 2015 e acontece em dias pré-marcados, sempre no entorno da quadra de esporte no início da orla de Pajuçara. O Praia Acessível também conta com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito (SMTT), Limpeza Urbana (Slum) e do Controle do Convívio Urbano (SMCCU).

Fernanda Calheiros/ Secom Maceió 

 http://www.maceio.al.gov.br/semel/noticias/prefeito-acompanha-atividades-do-projeto-praia-acessivel/

 

Fotos: Marco Antônio/Secom Maceió

Tags: AAPPE,, Prefeito, Secretaria, Praia, Acessivel