Educação

Imagem de sala de aula

O Centro Educacional Bilíngue Antônio Gladston, tem como princípio promover educação de qualidade para pessoas surdas e/ou com múltiplas deficiências através de uma educação de qualidade e focada no desenvolvimento desses alunos mais que especiais.

Nosso trabalho é baseado no educador como mediador, facilitador de aprendizagem e troca de experiências. Trabalhamos os aspectos cognitivos, psicomotor, psicossocial, cultural e lingüístico buscando através da efetivação deste trabalho a formação de cidadãos políticos, reflexivos enquanto sujeitos participantes da vida sócio-econômica, política e cultural do país, desenvolvendo suas habilidades e competências, visando sua inserção no mercado de trabalho, inclusão social e uma vida feliz.

A AAPPE Escola atende atualmente aproximadamente 90 educandos, prestando atendimento na área pedagógica nas seguintes turmas: EJA (Educação de Jovens e Adultos), AEE (Atendimento Educacional Especializado) e PEF (Programa Educacional Funcional). Dividimos as turmas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) por idade, ficando divididas da seguinte forma: AEE I – idade de 5 a 10 anos, AEE II – idade de 10 a 15 anos e AEE III - acima de 15 anos. As turmas do PEF ficaram assim divididas: PEF idade infantil e PEF idade adulta. A turma da EJA atende jovens a partir de 15 anos que por diferentes motivos tiveram seus estudos interrompidos no início da vida escolar em idade compatível e resolvem retomar fora da faixa etária. Em todas as turmas trabalhamos a LIBRAS (Língua de Sinais) e o Português (Língua Portuguesa), baseados numa metodologia bilíngüe. O Centro Educacional também desenvolve programas e projetos. Dentre eles citamos o Projeto Esporte sem Barreiras, que vem modificando bastante a vida dos surdos e das pessoas com múltiplas deficiências, através da prática de esportes e do lúdico, melhorando assim sua qualidade de vida.

Nossa proposta também é estender nosso trabalho ao ensino regular onde nossos educandos estão incluídos, trabalhando em parceria para uma inclusão de sucesso juntamente com a área da psicologia, fonoaudiologia, serviço social e outros atendimentos quando necessário.

O Centro ainda realiza atividades que promovem participação coletiva e a socialização de pessoas surdas e/ou com múltiplas deficiências no âmbito escolar e na comunidade através de:

  • Oficinas Informativas
  • Atividades Esportivas
  • Oficinas de Informática
  • Oficinas de Reciclagem
  • Oficinas com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD) - Polícia Militar de Alagoas
  • Grupo de Dança
  • Passeios pedagógicos e intercâmbio com outras escolas, proporcionando para os educandos conhecimento e contato direto com o mundo cultural.
  • Enfatizando também as comemorações festivas do calendário anual: Páscoa, Dia das mães, São João, Dia dos Pais, Dia do surdo, Dia das Crianças, Natal, com a participação de seus familiares.

O nosso trabalho também é voltado para as famílias, através da oferta do curso de LIBRAS, para garantia da acessibilidade do surdo no seio familiar; de reuniões mensais onde trabalhamos com diferentes profissionais e temas; atendimento psicológico, através de terapias em grupo.